Espetáculo “Canto Negro para Milton Nascimento” será apresentado no dia 24 de fevereiro, sábado, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado, com participações de Nath Rodrigues e Thamires Cunha; os ingressos são gratuitos devem ser retirados neste link.
Pererê apresenta, ainda, um ensaio aberto do show, no Centro Cultural Vila Santa Rita, no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, às 19h. A entrada é aberta ao público, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
Não é segredo que Sérgio Pererê tem em Milton Nascimento umas de suas grandes referências musicais. Mais que isso, Bituca guarda importância singular na trilha sonora biográfica do multiartista mineiro. Homenageá-lo, então, foi algo natural para Pererê, que em 2021, durante o período de isolamento social da pandemia da Covid-19, realizou o espetáculo “Canto Negro para Milton Nascimento”, gravado em quatro dias, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com banda e dez convidados, e transmitido pelo YouTube.
Agora, Sérgio Pererê mostra ao público de Belo Horizonte, pela primeira vez, o show que ressalta a africanidade da obra de Bituca e será lançado como disco, em breve, nas plataformas digitais.
O músico ressalta que a ideia, agora, é trazer para os palcos – com a plateia cheia – “um show que existe, mas que não foi mostrado”. “Fiz algumas coisas neste formato, por conta da pandemia, gravadas com teatro vazio e transmitidas pela internet. São materiais que acabaram não circulando de verdade e que, por isso, não criamos intimidade no palco. Fazer este lançamento agora é importante para mim, para os músicos e, principalmente, para o público”, afirma, destacando os músicos que o acompanham no palco. “Estou com a mesma banda que gravou o show de 2021, formada por Acauã Ranne, na guitarra; André Siqueira, nas flautas e pífanos; Camila Rocha, nos contrabaixos acústico e elétrico; Débora Costa, nas percussões; e Richard Neves, nos teclados. Neste show de agora, Daniel Guedes também soma nas percussões, junto com a Débora”.
“Canto Negro para Milton Nascimento” traz um repertório que enfoca a relação das canções de Bituca com a África – destacadas pelos novos arranjos da banda e pelas nuances vocais de Pererê. “As músicas que compõem o show trazem essa africanidade da obra de Milton Nascimento. Ressaltam determinadas células rítmicas, revelam um caráter especial desse canto negro”, afirma Pererê. Na lista, entram canções como “Pai Grande”, “Cravo e Canela”, “Bola de Gude, Bola de Meia”, “Maria Maria”, “Morro Velho”, “Cio da Terra”, “Canção do Sal”, “San Vicente” e “Travessia”
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
Sobre Sérgio Pererê
Sérgio Pererê é cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical. Seu trabalho é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz. Sua poesia entrelaça temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Fez apresentações em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina. Sérgio Pererê considera-se amadrinhado pelas raízes banto de Minas.
SÉRGIO PERERÊ APRESENTA “CANTO NEGRO PARA MILTON NASCIMENTO”
. Sábado, 24 de fevereiro, às 20h
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80 – Alípio de Melo)
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pela neste link
ENSAIO ABERTO
Sexta-feira, 23 de fevereiro, às 19h
Centro Cultural Vila Santa Rita – Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita
Aberto ao público, sem retirada de ingressos