Livro de graça na Praça de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Livro de graça na Praça de Santa Tereza

Livro de graça na Praça de Santa Tereza no dia 8/9, domingo

Pra quem curte literatura e não resiste ao prazer de abrir um livro, principalmente aquele com cheiro de novo, um evento bem legal, estará na Praça de Santa Tereza, a partir das 8h de domingo: Livro de Graça na Praça. Haverá lançamentos, autores autografando, contação de história, show da banda Ritmos Urbanos e, claro, distribuição de centenas de livros.

O projeto, em sua 22ª edição, já é tradição no bairro, promovendo o acesso à cultura literária, a interação entre autores e leitores e já distribuiu nesses 22 anos, cerca de 400 mil exemplares.

Nesta edição, terá o lançamento dos títulos ‘Farsas e Trapaças’ e ‘Crestomatia’, especialmente editados para a ocasião; participação do Instituto Fernando Sabino, repartindo diversos contos do escritor mineiro. Terá também a distribuição de poemas do Coletivo Arautos da Poesia e contação de histórias para crianças. Para animar o público, acontece ainda um show da banda Ritmos Urbanos.

O projeto surgiu em 2003, quando um grupo de escritores resolveu fazer um livro e distribuir gratuitamente na Praça da Liberdade. Da Praça da Liberdade veio para Santa Tereza, onde é realizado anualmente. Um dos idealizadores, José Mauro da Costa, escritor, professor aposentado de literatura, foi criado em Santa Tereza, e segundo ele, “esta é uma homenagem que presto ao bairro, que me deu tantas alegrias”.

Entre os autores que contribuíram para o evento, destacam-se nomes consagrados como Affonso Romano de Sant’Anna, Adélia Prado, Ailton Krenak, Aluísio Pimenta, Ângela Vaz Leão, Fernanda Takai, Fernando Brant, Frei Betto, Laura Medioli, Olavo Romano, Patrus Ananias e Thiago de Mello.

Ao longo de sua trajetória, o Livro de Graça na Praça publicou 31 edições de livros de contos, 6 edições de literatura infantojuvenil, 2 edições de contos em Braille, uma antologia de poemas adotada pelo MEC e 9 edições de literatura de cordel, sendo uma delas em Braille. Além disso, foram realizados 11 concursos nacionais de contos, 6 dos quais em parceria com o SENAC, destinados a descobrir e promover novos autores.

Anúncios